Centro Cultural Solar do Barão

Instalado no casarão onde morou o Barão do Serro Azul, o Centro Cultural Solar do Barão abriga espaços para exposições, o Museu da Fotografia, o Museu da Gravura, o Museu do Cartaz, o Centro de Pesquisa Guido Viaro, Sala Scabi, Sala Gilda Belczak, ateliês de xilogravura, litogravura e serigrafia, além da primeira Gibiteca do Brasil.

O prédio foi concluído em 1883. Após a morte do barão em 1894 (leia o quadro ao lado), o Solar transformou-se em Quartel do Exército. Posteriormente, construiu-se, em anexo, uma residência para a baronesa Maria José Correia e seus filhos.

O complexo do Solar, com cerca de 3.000m² de área, foi restaurado entre 1980 e 1983. Atualmente é vinculado à Fundação Cultural de Curitiba e possui três blocos: O bloco central, onde morou o Barão, a Casa da Baronesa e os anexos construídos pelo exército.

Nas instalações do Solar são realizados cursos de arte e ensaios da Camerata Anticqua, da Orquestra de Harmônicas e do Coral de Curitiba.

Centro Cultural Solar do Barão fica na rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533. É mantido pela Fundação Cultural de Curitiba►

 

Mapa Centro

 

Centro Cultural

 

O Barão do Serro Azul

Ildefonso Pereira Correia, o Barão do Serro Azul, nasceu em Paranaguá, em 1849. Foi um visionário comerciante e exportador de erva-mate, além de presidente da Câmara Municipal de Curitiba, deputado e vice-presidente da Província.

Recebeu o título de Barão do Serro Azul em 1888. Foi um dos fundadores da Impressora Paranaense e muito contribuiu para o desenvolvimento econômico e cultural do Paraná.

Sua participação na Revolução Federalista de 1893 custou-lhe a vida. Em 1894, foi fuzilado no Km 65 da Estrada de Ferro Paranaguá - Curitiba pelos legalistas, junto com outros participantes da revolução. Ainda hoje ainda existe uma cruz que marca o local.

 

Teatros Curitiba

 

 

 

Curitiba

Artes

Em Curitiba

Agenda Cultural

Arquitetura

Espaços de Arte

História

Igrejas

Memorial da Cidade

Museus de Arte

Museu Oscar Niemeyer

Museu de Arte Sacra

Música e Dança

Ópera de Arame

Patrimônios Históricos

Praça do Japão

Programação Infantil

Santa Felicidade

Solar do Rosário

Teatros

Teatro Guaíra

Torre das Mercês

Tradições Culturais

 

Centro Cultural Solar do Barão

 

Instalações internas e exposições no Centro Cultural Solar do Barão.

 

Curitiba

 

Copyright © Guia Geográfico - Patrimônio Histórico de Curitiba PR. Espaço de Arte.

 

Solar do Barão, em Curitiba Paraná

Solar do Barão, em Curitiba Paraná

 

 

 

 

 

 

 

Nani Gois