Teatro Guaíra

 

O Guaíra é um dos maiores e mais importantes teatros da América Latina. Possui três auditórios: o Bento Munhoz da Rocha, com capacidade para 2173 lugares, auditório Salvador de Ferrante (Guairinha), com 504, e o auditório Glauco Flores de Sá Brito, com 113 lugares.

A história do Teatro Guaíra começa no século 19. Em 1884 foi inaugurado o Theatro São Theodoro, na Rua Nova, atual rua Dr. Muricy. Era o primeiro teatro oficial do Paraná. Durante a Revolução Federalista, de 1893 a 1895, as atividades do teatro foram suspensas e suas instalações utilizadas como prisão. Em 1900, o teatro foi reinaugurado com o nome de Teatro Guayrá, mas foi demolido em 1935. A construção do prédio atual do Guaíra foi iniciada em 1952 e concluída em 1974, segundo o projeto de Rubens Meister (veja o quadro abaixo).

O Centro Cultural Teatro Guaíra abriga ainda o Balé Teatro Guaíra, criado em 1969, o Guaíra 2 Cia de Dança, a Orquestra Sinfônica do Paraná, Escola de Danças Clássicas, o Núcleo de Teatro Amador, Teatros de Bonecos e uma biblioteca. Mais Imagens do Teatro

Site oficial do Teatro Guaíra

Fica na rua Conselheiro Laurindo, Centro de Curitiba, de frente para a Praça Santos Andrade.

 

 

Rubens Meister

O projeto arquitetônico do atual Teatro Guaíra é do engenheiro Rubens Meister. Um dos precursores da arquitetura moderna no Paraná, professor da Universidade Federal do Paraná, e um dos responsáveis pela implantação do curso de Arquitetura na UFPR, em 1962. Rubens Meister é, também, autor de prédios importantes, como o Panteão dos Heróis da Lapa (1943), o Auditório da Reitoria UFPR (1956), o Edifício Barão do Rio Branco (1958), a Prefeitura Municipal de Curitiba (1969), a Estação Rodoferroviária de Curitiba (1976), o Centro de Atividades do SESC da Esquina (1985) e a restauração do Palácio Avenida (1990).

 

Apresentação de "Romeu e Julieta", uma montagem do Balé Teatro Guaíra e Orquestra Sinfônica do Paraná.

 

Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto, o Guairão (foto K. Broocke).

 

Teatros

 

Teatros Curitiba

 

Bale Teatro

 

Apresentação do Balé do Teatro Castro Alves da Bahia, em 2014, durante as comemorações dos 45 anos do Balé do Teatro Guaíra.

 

Curitiba

Artes

 

O Teatro Guaíra com seu painel frontal, em alto relevo. Trabalho do artista curitibano Poty Lazzarotto.

 

 

Guairão

 

Apresentação Peça Teatro

 

Teatro Guaíra PR

 

Teatro Guaíra

 

 

 

Curitiba

 

Copyright © Guia Geográfico - Curitiba Paraná. Teatros e Eventos na cidade.

 

Divulgação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Isabel Gouvea