Santa Felicidade

 

Santa Felicidade era também um caminho de passagem de tropeiros nos séculos 18 e 19. A parada das tropas, para repouso e alimentação, contribuiu para a tradição gastronômica do bairro.

Nos dias de hoje, Santa Felicidade abriga cerca de 30 restaurantes, alguns com capacidade para mais de mil lugares. Possui, também, vinícolas, cantinas de vinho, lojas de artesanato e móveis de vime e junco. Eventos típicos como a Festa anual da polenta e do frango, no Bosque São Cristóvão, manifestam as tradições de cultura italiana de Santa Felicidade.

 

Santa Felicidade é uma região administrativa de Curitiba que envolve 16 bairros, incluindo o bairro de Santa Felicidade, que fica a 7km do Centro. Preserva muito da cultura trazida pelos imigrantes italianos a Curitiba.

A região era a antiga Colônia Santa Felicidade, formada por núcleos coloniais de imigrantes, principalmente, italianos. A ocupação ocorreu de forma mais intensa a partis de 1878, por imigrantes vindos das regiões de Veneto e Trento, no norte da Itália. Os italianos dedicaram-se inicialmente à produção de queijos, vinhos e hortigranjeiros. Parte das terras foi doada por Dona Felicidade Borges aos imigrantes italianos. Dona Felicidade também doou seu nome ao bairro.

 

Em 1891, atendendo à forte religiosidade dos imigrantes italianos, erigiu-se a Igreja São José, em Santa Felicidade. Em 1899, construiu-se a primeira escola. Na virada do século 19 para o 20, a região já era habitada por cerca de 200 famílias. Algumas construções dessa época ainda existem na região, como a Casa Culpi, a Casa dos Arcos, a Casa dos Gerânios e a Casa das Pinturas.

 

Curitiba Turismo

 

Restaurantes Curitiba

 

Em Curitiba

Arquitetura

Restaurantes

Bosque São Cristóvão

Casa Culpi

Casa dos Gerânios

Espaços de Arte

História

Igrejas

Imigração Italiana

Mapas e Endereços

Memorial da Cidade

Museus

Parques e Bosques

Praça Garibaldi

Praça Tiradentes

Patrimônios Históricos

Serviços de Turismo

Setor Histórico

Tradições Culturais

 

Curitiba

 

Restaurante Dom Antonio

 

Igreja Matriz de São José, Paróquia de Santa Felicidade, em Curitiba. O campanário em construção separada, era tradicional nas igrejas italianas. Saiba mais sobre a Igreja

 

Portal de Santa Felicidade, inaugurado em 1990.

 

Portal

Araucárias em Santa Felicidade

Instalações da Vinícola Durigan. Desde 1873, fabricando vinhos em Santa Felicidade. Vinhos

 

Mapa Santa Felicidade

 

Copyright © Guia Geográfico - Patrimônio Histórico e Cultural do Município. Atrações Turísticas do Bairro de Santa Felicidade.

 

Restaurante Dom Antonio, em Santa Felicidade. O bairro conta com muitas e variadas opções de restaurantes (links dos restaurantes►)

 

A Casa das Pinturas, construída por imigrantes italianos no fim do século 19. Ainda conserva pinturas e decorações em suas paredes feitas pelos imigrantes.

 

Igreja São Jose

 

A Cascatinha, que deu o nome a um dos bairros que faziam parte da Colônia Santa Felicidade, também ocupado por imigrantes italianos. No local instalou-se, em 1952, o Restaurante Cascatinha.

 

Área junto à sede da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, próxima ao Portal de Santa Felicidade. Local com muitas araucárias.

 

A Casa dos Arcos, na av. Manoel Ribas, em Santa Felicidade. Uma construção centenária que atualmente abriga um restaurante italiano.

 

 

 

Vinícola Durigan em Santa Felicidade

Cascatinha em Santa Felicidade - Curitiba

Casa das Pinturas em Santa Felicidade

 

Casa dos Arcos em Santa Felicidade

Santa Felicidade