O Paço da Liberdade
O antigo prédio do Paço Municipal foi restaurado e reinaugurado como Paço da Liberdade, em março de 2009.
Construído de 1914 a 1916 no antigo Largo do Mercado, segundo o projeto do engenheiro e prefeito Cândido de Abreu. O prédio do Paço Municipal foi sede da Prefeitura de Curitiba até 1969 e sede do Museu Paranaense, de 1973 a 2002.
O edifício histórico de arquitetura eclética, com elementos art-nouveau, foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN, em 1941. A restauração manteve todas as características externas do prédio.
O atual Paço da Liberdade é um centro cultural multifuncional administrado pelo SESC Paraná, que obteve a concessão da prefeitura municipal por 25 anos. As atividades culturais incluem cursos, exposições e palestras.
São quatro andares. O térreo possui sala para acesso livre a internet, biblioteca e o Café do Paço. O segundo andar tem sala de aula, o Cine Pensamento e o Laboratório de Artes Eletrônicas. O terceiro pavimento abriga ambientes para conferências, apresentações artísticas e gravações de bandas independentes. O último andar abriga o Espaço das Artes e o Estúdio Pedagógico.
A entrada principal fica na praça Generoso Marques. A entrada do Café do Paço é feita pela praça José Borges de Macedo, no Centro.
O termo paço foi muito usado até o início do século 20 para designar alguns palácios da época, principalmente quando se destinavam a abrigar conselhos ou câmaras municipais.
◄ Curitiba
Espaço das Artes
Entrada pela praça José Borges de Macedo.
Biblioteca do Paço da Liberdade
O Paço da Liberdade
Entrada Principal
Copyright © Guia Geográfico - Curitiba Paraná |
O Paço da Liberdade
Foto Orlando Kissner, março 2009.