O Paço da Liberdade

 

Curitiba Parana

O antigo prédio do Paço Municipal foi restaurado e reinaugurado como Paço da Liberdade, em março de 2009.

Construído de 1914 a 1916 no antigo Largo do Mercado, segundo o projeto do engenheiro e prefeito Cândido de Abreu. O prédio do Paço Municipal foi sede da Prefeitura de Curitiba até 1969 e sede do Museu Paranaense, de 1973 a 2002.

O edifício histórico de arquitetura eclética, com elementos art-nouveau, foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN, em 1941. A restauração manteve todas as características externas do prédio.

O atual Paço da Liberdade é um centro cultural multifuncional administrado pelo SESC Paraná, que obteve a concessão da prefeitura municipal por 25 anos. As atividades culturais incluem cursos, exposições e palestras.

São quatro andares. O térreo possui sala para acesso livre a internet, biblioteca e o Café do Paço. O segundo andar tem sala de aula, o Cine Pensamento e o Laboratório de Artes Eletrônicas. O terceiro pavimento abriga ambientes para conferências, apresentações artísticas e gravações de bandas independentes. O último andar abriga o Espaço das Artes e o Estúdio Pedagógico.

 

A entrada principal fica na praça Generoso Marques. A entrada do Café do Paço é feita pela praça José Borges de Macedo, no Centro. Site Oficial

 

O termo paço foi muito usado até o início do século 20 para designar alguns palácios da época, principalmente quando se destinavam a abrigar conselhos ou câmaras municipais.

 

Paco Liberdade

 

Praça Borges Macedo

 

Arquitetura Predio

 

Arquitetura Curitiba

 

Curitiba

 

Mapa Centro

 

Espaço das Artes

 

Entrada pela praça José Borges de Macedo.

 

Praça Tiradentes

 

O Paço da Liberdade

 

Entrada Principal

 

Copyright © Guia Geográfico - Centro Cultural e Patrimônio Histórico de Curitiba PR.

 

Espaço Artes

 

 

O Paço da Liberdade

 

 

Foto Orlando Kissner, março 2009.