Praça Garibaldi

No século 19 era conhecida como Largo do Rosário, devido à Igreja do Rosário. No final do século 19, recebeu o nome de Praça Faria Sobrinho. Em 1946, tornou-se Praça Garibaldi, em homenagem a Giuseppe Garibaldi (veja o quadro abaixo).

A Praça abriga construções históricas importantes, como o Palácio Garibaldi, a sede da Fundação Cultural de Curitiba, a Igreja do Rosário dos Pretos, a Igreja Presbiteriana Independente e o Solar do Rosário. A Praça também possui galerias de arte, lojas de antiguidades, bares e o Relógio das Flores.

Visite, também, a página dedicada ao Setor Histórico de Curitiba e ao Paraná.

 

Curitiba

 

Mapa Praça Garibaldi

 

Giuseppe Garibaldi

Giuseppe Garibaldi nasceu em 4 de julho de 1807, em Nice, cidade italiana na época (atualmente francesa). Filho de um pescador.

Começou a viajar aos 15 anos, como ajudante em um navio. Influenciado por Giuseppe Mazzini, tornou-se um revolucionário na tentativa de unificar a Itália. As primeiras ações, entretanto, fracassaram e teve de exilar-se. Em 1835, fugiu para o sul do Brasil, onde conheceu Anna Maria Ribeiro da Silva, em Laguna. Anita Garibaldi, como passou ser conhecida, lutou ao lado de Giuseppe nas campanhas do Brasil, do Uruguai e da Europa.

No Brasil, Garibaldi participou da Revolução Farroupilha (1839-1840), sob o comando de Bento Gonçalves e da conquista de Laguna, onde foi fundada a República Juliana.

No Uruguay, liderou a defesa de Montevidéu e, em 1848, retornou à Europa para lutar contra o papado, pela da unificação da Itália.

Morreu em sua casa na ilha de Caprera, em 1882. Pelas suas lutas e conquistas é considerado herói de dois mundos: América do Sul e Europa

 

O Palácio Garibaldi visto do Memorial da Cidade.

 

Relógio Flores

 

A Fonte da Memória e, ao fundo, a Igreja Presbiteriana Independente, um prédio de 1931, em estilo neoclássico. Mais Religiões em Curitiba►

 

Acima, a Praça Garibaldi e a Fonte da Memória, uma homenagem aos antigos tropeiros. Embaixo, a Igreja do Rosário dos Pretos, fundada por uma irmandade negra no século 18 (fotos de 2004).

 

Feira Garibaldi

 

A tradicional Feira de Artesanato do Centro Histórico, sempre aos domingos, com 1300 barracas.

 

Palacio Praça Garibaldi

 

Historia Curitiba

 

Curitiba

 

Praça Garibaldi

 

Cabeça Cavalo

 

Copyright © Guia Geográfico Curitiba - Centro Histórico da Cidade.

 

Igreja Rosario Pretos

 

 

Praça Garibaldi