Parque Barigui

 

Um dos maiores parques de Curitiba. Sábados, domingos e feriados o parque é um dos principais pontos de encontro da Cidade e, durante a semana, é muito comum as caminhadas em volta do lago. São muitas as opções de entretenimento e lazer no Barigui.

Possui uma área de 1,4 milhão m², que fazia parte da sesmaria do capitão-povoador Mateus Leme. Foi transformado em parque em 1972, segundo o projeto do arquiteto Lubomir Ficinski.

 

O termo barigui tem origem indígena. Os índios locais deram esse nome ao rio que atravessa o parque e que pode ser traduzido como rio do fruto espinhoso, referindo-se as pinhas que caem dos muitos pinheiros do local.

O Parque Barigui possui equipamentos de ginástica, sede campestre, churrasqueiras, restaurante, canchas poliesportivas, quiosques, Museu do Automóvel, Estação Maria Fumaça, parque de exposições, parque de diversão e pista de bicicross. O Parque também abriga a sede da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Muita área verde, com mata nativa, envolve um grande lago de 400 mil m², formado por uma represa. Esse ambiente propicia o desenvolvimento de uma fauna rica. A região de Curitiba possui cerca de 200 espécies de aves e é possível encontrar muitas delas no parque, como os pavós, uma ave grande de peito vermelho, e o papagaio-do-peito-roxo, ameaçado de extinção. Encontra-se, também, capivaras, socós, garças, gambás, tico-ticos, gansos, e muitos outros animais.

Também existe um heliporto no parque, onde se pode alugar um helicóptero e percorrer vários pontos turísticos de Curitiba.

Localização: Bairros Champagnat, Mercês, Santo Inácio e Cascatinha, entre a BR-277 e a av. Manoel Ribas. O parque é cortado pela av. Cândido Hartmann. Está incluído no roteiro da linha turismo, feito por ônibus double-decker que partem da Praça Tiradentes, em Curitiba.

 

Parque Barigui visto da Torre das Mercês.

 

Parques de Curitiba

Bosque Alemão

Bosque de Portugal

Bosque Italiano

Bosque do Papa

Capão da Imbuia

Fazendinha

Reinhard Maack

Jardim Botânico

Memorial Ucraniano

Tanguá

Tingui

Pedreiras

Passaúna

São Lourenço

Iguaçu e Zoo

Barreirinha

Passeio Público

Unilivre

Meio Ambiente

 

Mata Atlântica no Parque Barigui em Curitiba Paraná

 

Parques Curitiba

 

Capivara, o maior roedor do mundo, no Parque Barigui, em Curitiba. Seu nome deriva do tupi: kapi wara (comedor de capim). É encontrado em muitas áreas da América do Sul, normalmente em áreas alagadiças. Vive em bandos, costuma pastar à noite e pode atingir 1 metro de comprimento.

Bistrô do Parque Barigüi

 

Capivara no Parque Barigui em Curitiba Paraná

 

Trilhas

 

Curitiba

Parques

 

 

Museu Automovel Curitiba

 

Bistrô do Parque.

Ecoturismo

 

Copyright © Guia Geográfico - Parque Barigui - Cidade de Curitiba PR.

 

Parques Curitiba

 

Instalações da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, no Parque Barigui, responsável pela administração do Parque.

 

Parque Barigui em Curitiba Paraná

 

Lago do Barigui em Curitiba Paraná

 

Mata atlântica no Parque Barigui.

 

Flora do Parque Barigui em Curitiba Paraná

Parque Barigui