Inaugurado em 1980, logo após a visita do papa João Paulo II (1920-2005), a Curitiba. O Bosque do Papa, como é mais conhecido, envolve uma área de 48 mil m², onde existia uma antiga fábrica de velas. É cortado pelo rio Belém e inclui uma reserva de mata atlântica, com mais de 300 araucárias. Um ambiente agradável acolhe os visitantes do Bosque.

 

Bosque João Paulo II

 

O Memorial da Imigração Polonesa, em Curitiba, está instalado nas clareiras do Bosque. Reconstitui-se o ambiente em que viveram os pioneiros imigrantes poloneses, que chegaram em Curitiba por volta de 1871. É um museu ao ar livre que traduz a luta, as crenças, as tradições e estilo de vida daqueles imigrantes.

 

Estátua do Papa João Paulo II (1920-2005), no Bosque.

 

Parques Curitiba

 

Bosque Papa João Paulo II

 

Acima, Kamila Rastenska, Miss Polônia, em visita ao Bosque do Papa (foto L. Guimarães). Embaixo, Interior de uma antiga casa tradicional de imigrantes poloneses, em exposição no local.

 

Papa João Paulo II

 

Cultura e Imigração Polonesa em Curitiba

 

Bosque do Papa

 

 

Copyright © Guia Geográfico - Bosque do Papa João Paulo II, Parques da Cidade de Curitiba PR, Lazer no domingo na cidade.

 

Portal Polones

 

Curitiba

Parques

 

 

Grupos Folcloricos

 

Bosque do Papa (Foto Carlos Ruggi).

 

Casa Polonesa

 

 

Sete casas construídas pelos poloneses, com troncos de pinheiro encaixados, foram transportadas do entorno de Curitiba para o Bosque. Calçadas de pedra, equipamentos e utensílios usados pelos poloneses, como uma carroça e uma pipa de azedar repolho, são expostos para visitação.

Realiza-se anualmente, no Bosque do Papa, eventos culturais de tradição polonesa, como a Swieconka (Benção dos Alimentos), no Sábado de Aleluia e a festa de Nossa Senhora da Czestochowa, em agosto.

A Casa dos Troncos, uma construção de imigrantes poloneses de 1883, doada e relocada para o Bosque, foi transformada na Capela de Nossa Senhora de Czestochowa, em homenagem à padroeira da Polônia.

O Bosque também conta com trilha ecológica, ciclovia, palco, loja de artesanato e uma casa de chá, ao estilo polonês.

Fica na rua Mateus Leme - Centro Cívico.

 

Miss Polônia

 

Bosque João Paulo II

 

 

Parques Curitiba