Bosque Capão da Imbuia

 

Doado à Prefeitura de Curitiba, em 1955, pela família Reginato, o Bosque Capão da Imbuia tornou-se uma ótima área de lazer e uma importante referência científica sobre meio ambiente. Pode-se caminhar pelo Bosque tranquilamente, cercado de natureza, e aprender sobre as relações entre a fauna e a flora.

Possui uma área de 39 mil m², onde imbuias, canelas e pinheiros centenários são preservados. O Bosque abriga e se confunde com o Museu de História Natural, onde se desenvolve pesquisas sobre meio ambiente (veja o quadro abaixo).

Uma das principais atrações do Bosque é o Caminho das Araucárias. Trata-se de uma trilha de 400 metros de comprimento por dentro de um bosque natural de araucárias, com mata densa, onde 12 vitrines e painéis, ao longo da trilha, mostram as relações entre fauna e flora numa floresta de araucárias.

O Bosque Capão da Imbuia localiza-se no bairro do mesmo nome. Era um local de mata isolada (capão) onde existia muita imbuia, um tipo de árvore, cuja madeira é de excelente qualidade para marcenaria.

Fica na rua Benedito Conceição, 407, Capão da Imbuia.

 

Em Curitiba

Geografia

História

Iguaçu e Zoo

Jardim Botânico

Museus

Passeio Público

Unilivre

Universidades

Links Meio Ambiente

 

Curitiba

Parques

 

Parques Curitiba

 

Animais empalhados em exposição no caminho das araucárias, no Bosque Capão da Imbuia.

 

Animais

 

Trecho do Caminho das Araucárias no Bosque Capão da Imbuia.

 

Área do Bosque Capão da Imbuia, em Curitiba. A entrada do Caminho das Araucárias, ao fundo.

 

Bosque Capão da Imbuia – Museu de História Natural

 

Universidade Livre Meio Ambiente

 

 

Copyright © Guia Geográfico - Parques da Cidade de Curitiba PR.

 

Onça empalhada no Museu de História Natural - Curitiba

 

Onça pintada empalhada, em exposição no Museu de História Natural Capão da Imbuia, em Curitiba. A onça pintada atinge 120 cm de comprimento, sem cauda, e 85 cm de altura. Um felino hábil que sobe facilmente em árvores, atravessa rios a nado e astuto caçador.

 

Museu de História Natural Capão da Imbuia

O Museu desenvolve pesquisas em zoologia, principalmente voltadas para espécies em extinção. Trabalha-se, também, no cadastro dos elementos do ecossistema urbano, em Curitiba.

Possui um setor expositivo, para o público em geral, que inclui o Caminho das Araucárias, na área externa, e exposições que enfocam o ecossistema brasileiro, na área interna. Mostra exemplares empalhados de animais, como onça, ema e tamanduá.

Veja também: Museus de história natural no mundo e Museu Botânico de Curitiba.

 

Bosque Capão da Imbuia – Museu de História Natural em Curitiba

 

Caminho das Araucárias