Praça 19 de Dezembro

A Praça 19 de Dezembro, localizada no Centro de Curitiba, é uma referência à fundação política do Paraná pelo baiano Zacarias de Góes e Vasconcellos, em 19 de dezembro de 1853. O Conselheiro Zacarias fundou as primeiras instituições para o funcionamento político e administrativo da Província e foi seu primeiro presidente.

A Praça abriga um conjunto escultural inaugurado em 1953, no centenário da fundação política do Paraná.

Mais: História do Paraná

 

 

Curitiba

Monumentos na Praça 19 de Dezembro. O Homem Nu, de Erbo Stenzel, e a Mulher Nua, de Humberto Cozzo, com o Obelisco, ao centro, e um painel, ao fundo, com temas da História do Paraná.

 

O baiano Zacarias, fundador do Paraná e primeiro presidente da Província.

Além de Zacarias, o Paraná teve outros oito governadores baianos: Antônio Luís Afonso de Carvalho, Francisco Liberato de Matos, José Cerqueira de Aguiar Lima, Manuel Pinto de Sousa Dantas Filho, Mário Gomes da Silva, Rodrigo Otávio de Oliveira Meneses, Sancho de Barros Pimentel e Tertuliano Teixeira de Freitas.

 

Painel

 

Acima, detalhe do painel de Erbo Stenzel sobre a colonização do Paraná.

Embaixo, detalhe do painel de Poty Lazzarotto.

 

Poty Lazaroto

 

Praça 19 de Dezembro

 

Praça Tiradentes

 

No centro da Praça, um biombo de granito com dois painéis, um de cada lado, com temas históricos sobre o Paraná. O painel de azulejos é de Poty Lazzarotto. Do outro lado está um painel, em relevo, de Erbo Stenzel (1911-1980). O biombo possui cinco metros de altura e 32 m de comprimento.

 

Museu Ferroviario

 

Erbo Stenzel

 

Mapa Centro

 

Curitiba Turismo

 

Zacarias

 

Copyright © Guia Geográfico - Logradouros da Cidade de Curitiba PR.

 

 

Praça 19 de Dezembro