Igreja da Ordem

A Igreja da Ordem Terceira de São Francisco das Chagas, mais conhecida simplesmente como Igreja da Ordem, foi construída pelos portugueses em 1737 e é a igreja mais antiga de Curitiba. Originalmente, era a Igreja de Nossa Senhora do Terço. O nome atual foi dado com a chegada a Ordem de São Francisco em Curitiba, em 1746.

 

Abrigou um convento franciscano de 1752 a 1783 e, no século 19, foi a paróquia dos imigrantes poloneses. Por volta de 1834, uma parte da igreja desmoronou e só foi completamente restaurada em 1880, com a visita do imperador D. Pedro II. A torre da igreja e a instalação dos sinos foi concluída em 1883. Nessa época, a igreja era frequentada, principalmente, por imigrantes alemães. Tombada desde 1965, o templo sofreu nova restauração de 1978 a 1980 e, em 1981, passou a a brigar o Museu de Arte Sacra.

Durante as reformas de 1993, foi encontrado um opúsculo entre as paredes da Igreja. Este documento fornece dados preciosos sobre a história da igreja. Mais: Patrimônios Históricos e Igrejas de Curitiba►

 

Acima, a Igreja da Ordem no Largo Coronel Enéas. Embaixo, o Cenáculo Arquidiocesano, que funciona na parte posterior da igreja, com acesso pela rua Mateus Leme.

 

Embaixo, missa matinal na Igreja da Ordem. O altar é revestido de talha dourada.

 

Curitiba

São Francisco

 

Uma das 14 pinturas sobre a Via Sacra, em exposição na Igreja da Ordem, doadas, em 1982, pelo pintor curitibano Luiz Carlos de Andrade Lima.

 

Igreja Ordem Curitiba

 

 

Largo Ordem

 

Missa Curitiba
Igreja Matriz Curitiba

 

Cenaculo Arquidiocesano

 

Igreja do Rosario

 

Catedral

 

Capela Fundadores

 

Copyright © Guia Geográfico Bairro de São Francisco, Patrimônio Histórico de Curitiba PR.

 

Pintura sobre a Via Sacra

 

Curitiba Turismo

 

Mapa Largo Ordem

 

Historia Curitiba

 

Igreja da Ordem