Cultura Portuguesa em Curitiba

 

 

Os portugueses formaram a mais poderosa nação do mundo no final do século 15. Desbravaram os oceanos e fundaram colônias em quatro continentes. Na segunda metade do século 16, foi superada pela Espanha e, no século 18, pela Inglaterra. Mas continuou como uma das mais poderosas nações do Planeta até boa parte do século 19. Também, desde o século 15, Portugal gerou grande artistas e cientistas.

Os portugueses e seus descendentes fundaram Curitiba no século 17. Até o final do século 19, a cultura portuguesa era a predominante na Cidade. Não sobreviveram muitos prédios da época, mas a arquitetura colonial portuguesa ainda se faz presente em muito do patrimônio histórico de Curitiba.

Imigrantes portugueses também chegaram na Cidade no final do século 19 e início do século 20, mas em menor número se comparado com os italianos, ucranianos e poloneses, por exemplo. Diferentemente, da maioria dos demais imigrantes que se instalavam em colônias agrícolas, os portugueses preferiam o comércio e a indústria. A língua facilitava a integração.

Mais: Sociedade Portuguesa 1º de Dezembro, fundada em 1878.

 

 

O marco de fundação da cidade de Curitiba, na Praça Tiradentes, com o símbolo do rei de Portugal, instalado por Matheus Leme, em 1693.

 

Camões

 

Curitiba

 

Guia Portugal

 

A Igreja e o Bebedouro do Largo da Ordem são remanescentes da época colonial de Curitiba.

 

O Bosque de Portugal, no bairro Jardim Social, abriga o Memorial da Língua Portuguesa.

 

Epoca Colonial

 

Cultura Portuguesa

 

Copyright © Guia Geográfico Curitiba Paraná

 

Cultura Portugal

 

Curitiba PR

 

 

Cultura Portuguesa em Curitiba